Professor do Institut Pasteur de Paris falará sobre a heterogeneidade de populações de Cryptococcus, com foco em células VBNC e persistentes.
O Institut Pasteur de São Paulo receberá no dia 26 de maio o professor Alexandre Alanio, do Institut Pasteur de Paris, para uma palestra sobre um tema de ponta na área da micologia médica: “Heterogeneity of Cryptococcus populations, focus on VBNC and persister cells” (Heterogeneidade de populações de Cryptococcus, com foco em células VBNC e persistentes). A atividade, que integra a programação da visita do professor ao instituto, será realizada das 12h às 13h30 no Auditório INOVA, Bloco B, 1º andar. Não é necessária inscrição prévia.
Médico e Ph.D., o Dr. Alanio é especialista em micologia médica e parasitologia, com sólida trajetória na interface entre pesquisa básica e prática clínica. É professor associado na Université Paris Cité (Hospital Saint-Louis), vice-diretor do Centro Nacional de Referência para Micoses Invasivas e Antifúngicos da França, e chefe do Grupo de Micologia Translacional do Institut Pasteur – Paris.
Com mais de 70 publicações científicas internacionais e quatro patentes, sua pesquisa busca compreender os mecanismos de dormência e metabolismo em fungos, em especial Cryptococcus neoformans, além da fisiopatologia das infecções fúngicas invasivas. Um dos seus principais objetivos é transformar descobertas laboratoriais em ferramentas diagnósticas aplicáveis à prática médica, como testes moleculares para infecções por fungos e parasitas.
Atualmente, o Dr. Alanio integra projetos de grande relevância internacional, como o CryptoView (InfectERA 2015) e o Ambition clinical trial (EDTCP), além de coordenar subestudos microbiológicos em ensaios clínicos. Também atua no desenvolvimento de ferramentas diagnósticas para pneumocistose, histoplasmose, mucormicose, aspergilose e outras infecções fúngicas. Sua pesquisa inclui ainda o estudo da resistência antifúngica em espécies como Aspergillus fumigatus e Candida glabrata.
Membro ativo de sociedades científicas como ISHAM, ECCMID e ASM, o professor também integra grupos internacionais de trabalho, como a Fungal PCR Initiative e o ECMM excellence centers. É editor associado de periódicos como New Microbes and New Infections, Journal of Clinical Microbiology e Frontiers in Cellular and Infection Microbiology.
A palestra representa uma excelente oportunidade para pesquisadores, estudantes e profissionais da saúde aprofundarem seus conhecimentos sobre infecções fúngicas e os desafios no diagnóstico e tratamento desses agentes patogênicos.