Institut Pasteur de São Paulo

Referência mundial em micologia médica, Alexandre Alanio ministra palestra no IPSP

Referência mundial em micologia médica, Alexandre Alanio ministra palestra no IPSP


 

Professor do Institut Pasteur de Paris falará sobre a heterogeneidade de populações de Cryptococcus, com foco em células VBNC e persistentes.

O Institut Pasteur de São Paulo receberá no dia 26 de maio o professor Alexandre Alanio, do Institut Pasteur de Paris, para uma palestra sobre um tema de ponta na área da micologia médica: “Heterogeneity of Cryptococcus populations, focus on VBNC and persister cells” (Heterogeneidade de populações de Cryptococcus, com foco em células VBNC e persistentes). A atividade, que integra a programação da visita do professor ao instituto, será realizada das 12h às 13h30 no Auditório INOVA, Bloco B, 1º andar. Não é necessária inscrição prévia.

Médico e Ph.D., o Dr. Alanio é especialista em micologia médica e parasitologia, com sólida trajetória na interface entre pesquisa básica e prática clínica. É professor associado na Université Paris Cité (Hospital Saint-Louis), vice-diretor do Centro Nacional de Referência para Micoses Invasivas e Antifúngicos da França, e chefe do Grupo de Micologia Translacional do Institut Pasteur – Paris.

Com mais de 70 publicações científicas internacionais e quatro patentes, sua pesquisa busca compreender os mecanismos de dormência e metabolismo em fungos, em especial Cryptococcus neoformans, além da fisiopatologia das infecções fúngicas invasivas. Um dos seus principais objetivos é transformar descobertas laboratoriais em ferramentas diagnósticas aplicáveis à prática médica, como testes moleculares para infecções por fungos e parasitas.

Atualmente, o Dr. Alanio integra projetos de grande relevância internacional, como o CryptoView (InfectERA 2015) e o Ambition clinical trial (EDTCP), além de coordenar subestudos microbiológicos em ensaios clínicos. Também atua no desenvolvimento de ferramentas diagnósticas para pneumocistose, histoplasmose, mucormicose, aspergilose e outras infecções fúngicas. Sua pesquisa inclui ainda o estudo da resistência antifúngica em espécies como Aspergillus fumigatus e Candida glabrata.

Membro ativo de sociedades científicas como ISHAM, ECCMID e ASM, o professor também integra grupos internacionais de trabalho, como a Fungal PCR Initiative e o ECMM excellence centers. É editor associado de periódicos como New Microbes and New Infections, Journal of Clinical Microbiology e Frontiers in Cellular and Infection Microbiology.

A palestra representa uma excelente oportunidade para pesquisadores, estudantes e profissionais da saúde aprofundarem seus conhecimentos sobre infecções fúngicas e os desafios no diagnóstico e tratamento desses agentes patogênicos.